O que é o sinal de pontuação?

Para que servem os sinais de pontuação? No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo.

Quais os tipos de pontuação?

São eles:

  • Vírgula;
  • Ponto e vírgula;
  • Ponto final;
  • Ponto de exclamação;
  • Ponto de interrogação;
  • Dois-pontos;
  • Aspas;
  • Travessão;

Em cache

Qual é o objetivo dos sinais de pontuação?

Os sinais de pontuação servem para indicar a entonação adequada para leitura de uma frase, uma oração, um período, enfim, de um texto. Por meio deles, é possível entender a entonação usada na frase, seja ela a entonação de pergunta, de hesitação, de ordem, entre outras.
Em cache

Como ensinar os sinais de pontuação?

Há várias maneiras de fazer isso: propor leituras, pedir produções de texto, organizar a reescrita de histórias e solicitar que as crianças revisem os próprios textos. Com isso, elas podem notar as regularidades e perceber quando as regras fazem sentido, como a proibição do uso da vírgula entre o sujeito e o predicado.

Qual é a função do ponto e vírgula?

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

O que é pontuação exemplos?

Ponto, dois-pontos e travessão são exemplos de sinais de pontuação que utilizamos. A pontuação recupera recursos específicos da língua falada, como entonação e pausas.

Qual é o uso da vírgula?

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Quando se deve usar a vírgula?

Quando usar a vírgula

  1. 1- Separar elementos com a mesma função sintática. Substantivos do sujeito composto: …
  2. 2- Separar orações intercaladas. …
  3. 3- Separar orações adjetivas explicativas. …
  4. 4 – Separar expressões explicativas. …
  5. 5 – Separar conjunções. …
  6. 6 – Isolar o vocativo. …
  7. 7 – Isolar o aposto. …
  8. 8 – Isolar datas.

Quando se usa o ponto e vírgula?

Ponto e vírgula (;) Ponto e vírgula é um sinal gráfico marcado por uma pausa mais acentuada do que a da vírgula. Ele é utilizado em comparações ou contrastes e para separar orações coordenadas. O ponto e vírgula é uma pontuação intermediária entre a vírgula e o ponto-final.

Como usar a vírgula exemplos?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Como e onde usar a vírgula?

Quando usar a vírgula

  1. 1- Separar elementos com a mesma função sintática. Substantivos do sujeito composto: …
  2. 2- Separar orações intercaladas. …
  3. 3- Separar orações adjetivas explicativas. …
  4. 4 – Separar expressões explicativas. …
  5. 5 – Separar conjunções. …
  6. 6 – Isolar o vocativo. …
  7. 7 – Isolar o aposto. …
  8. 8 – Isolar datas.

Como se chama o ponto e vírgula?

O ponto e vírgula (;) é um sinal de pontuação usado para indicar uma pausa mais forte do que a vírgula e menos forte do que o ponto final, sendo, assim, um sinal intermédio entre o ponto final e a vírgula.

Quando usar o ponto exemplo?

É utilizado em frases declarativas e imperativas, afirmativas ou negativas. O ponto-final serve para encerrar períodos. O ponto-final é um sinal de pontuação que marca uma pausa longa. Seu uso é indispensável para a boa fluidez e para a compreensão de qualquer texto verbal.

O que é um ponto de travessão?

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos.

Onde se põe a vírgula?

1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase. A partir disso, é possível imaginar algumas situações em que é imprescindível empregar a vírgula, bem como outras em que ela não deve ser usada.

Tem vírgula antes de onde?

Uso obrigatório da vírgula antes de ou

A vírgula antes da conjunção ou apenas é obrigatória se a conjunção fizer parte ou vier depois de uma expressão ou oração intercalada: Você vai aceitar isso, de forma calma e controlada, ou você vai continuar brigando?

Quando se usa o ponto de exclamação?

é um sinal de pontuação utilizado para exclamar algo. Ele é usado no final de frases exclamativas, que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros. Exemplos: Ganhamos!

Para que serve o uso da vírgula?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.

By admin