O que é variação linguística regional Cite exemplos?

São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.
Em cache

O que é variação linguística regional?

Variação regional ou diatópica

As variações linguísticas regionais acontecem entre falantes de diferentes estados, cidades, em áreas urbanas ou rurais. Podem ser identificadas em sotaques, dialetos, falares, pronúncias e até mesmo na construção de diferentes palavras para os mesmos conceitos.
Em cache

Qual é um exemplo de variação linguística regional no Brasil?

Observemos alguns exemplos de diferenças regionais: “Mandioca”, “aipim” ou “macaxeira”? Os três nomes estão corretos, mas, dependendo da região do Brasil, você ouvirá com mais frequência um ou outro. O mesmo vale para a polêmica disputa entre “biscoito” e “bolacha”, que se estende para todo o território nacional.
Em cache

Quais são os 4 tipos de variação linguística exemplos?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).
Em cache

São exemplos de variação linguística?

É o caso de biscoito e bolacha; sandália e chinelo; macaxeira, aipim e mandioca; tangerina e mexerica, etc. Essas variações podem causar situações de preconceito linguístico – manifestação de intolerância ou desprezo pela forma de falar do outro, fazendo juízo de valor por ser um dialeto diferente.

Quais são os 5 tipos de variação linguística?

Tipos de variantes linguísticas

  • Variações diatópicas (geográficas)
  • Variações diacrônicas (históricas)
  • Variações diastráticas (grupos sociais)
  • Variações diafásicas (formal x informal)
  • Luís Fernando Veríssimo.
  • Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
  • GABARITO:

Qual é o nome que se dá à variação linguística regional?

Antes de tratarmos sobre Variação Linguística, é preciso que entendamos um pouco sobre o estudo da variedade e variação da linguagem em relação à estrutura social das comunidades: a essa ciência damos o nome de Sociolinguística.

O que é expressão regional?

As expressões regionais

São palavras diferentes, gírias e expressões regionais que, mais uma vez, enriquecem a pluralidade cultural brasileira. Confira algumas palavras e seus “significados” em diversas localidades do país.

Quais são as palavras regionais?

As expressões regionais

  • Centro-Oeste. Arruinou – piorou de saúde. Carreta – carro. Dormir no macio – viver folgado. …
  • Norte. Brocado – estar com fome. Capar o gato – ir embora. Égua de largura – muita sorte. …
  • Nordeste. Aperrear – encher o saco. Buchuda – gestante. …
  • Sul. Alçar a perna – montar a cavalo. Cacetinho – pão francês.

Quais são as 5 variações linguísticas?

Existem quatro tipos de variantes linguísticas: as variações diatópicas (geográficas), variações diacrônicas (históricas), variações diastráticas (grupos sociais), variações diafásicas (formal x informal).

Quais são as variações linguísticas da região Nordeste?

Variações linguísticas no Nordeste

Encabulado, quer dizer algo vergonhoso; Rangar, significa comer; Oxê ou Oxente são expressões de surpresa, espanto; Mainha/Painho, são mãe e pai.

Qual é a linguagem regional?

A linguagem regional está relacionada com as variações que ocorrem, principalmente na fala, nas mais variadas comunidades linguísticas. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos nativos de cada uma de suas cinco regiões.

Qual o tipo de linguagem regional?

A linguagem regional está relacionada com as variações ocorridas, principalmente na fala, nas mais variadas comunidades linguísticas. Essas variações são também chamadas de dialetos. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos usuários nativos de cada uma de suas cinco regiões.

O que são sotaques regionais?

São sotaques, dialetos, gírias e diferentes formas de se expressar que variam de região para região. Uma mesma palavra pode ser dita de muitas formas, dependendo do lugar onde você está.

Quais as variações linguísticas da Região Sul?

O dialeto sulista é caracterizado pela harmonia e redução vocálica. Em alguns locais da região Sul é marcado pela pronúncia das consoantes nasais que estão no final de uma sílaba e pronúncia da vogal "e" ao final de palavras quando na maior parte do Brasil pronuncia-se como “i”.

Qual o nome que se dá à variação linguística regional?

As variações diatópicas, também chamadas de variações regionais ou geográficas, são variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência.

Quando usamos a linguagem regional?

A linguagem regional está relacionada com as variações ocorridas, principalmente na fala, nas mais variadas comunidades linguísticas. Essas variações são também chamadas de dialetos. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos usuários nativos de cada uma de suas cinco regiões.

O que é um vocabulário regional?

Vocabulário regional

O vocabulário utilizado pode variar de acordo com a região. Por exemplo, no Sul do Brasil, é comum o uso da palavra "piá" para se referir a um menino, enquanto no Nordeste, pode-se usar "menino" ou "garoto".

By admin