Para que serve Macrodantina na gravidez?

A nitrofurantoína é um antibiótico muito usado no tratamento da cistite nas mulheres grávidas, principalmente nos 2.º e 3.º trimestres, pois muitos dos outros antibióticos habitualmente utilizados no tratamento da infecção urinária são contraindicados na gravidez.

Quem está grávida pode tomar Macrodantina?

Contraindicações. Como vimos, a maioria das diretrizes contraindicam o uso deste antibiótico em gestantes a termo, entre 38 a 42 semanas de gestação, durante o trabalho de parto ou quando o início do trabalho de parto devido à possibilidade de anemia hemolítica na bula do fabricante do recém-nascido.

Qual o melhor antibiótico para infecção urinária na gravidez?

Habitualmente, os antibióticos utilizados incluem a Nitrofurantoína 100 mg, uma cápsula, de 12/12 horas, por 5 a 7 dias (evitar após a 36ª semana de gestação, devido ao risco de hemólise em pacientes com deficiência de G6PD); Cefalexina (500 mg), uma cápsula de 6/6 horas, por 5 a 7 dias; Amoxicilina-clavulanato (500 mg …

Pode tomar remédio de infecção urinária grávida?

Atualmente as opções seguras para tratar bacteriúria assintomática ou cistite na grávida são: Nitrofurantoína (Macrodantina ®) (100 mg por via oral cada 12 horas durante 5-7 dias) Amoxicilina (500 mg por via oral cada 8 ou 12 horas durante 3-7 dias)

Quem não pode tomar Macrodantina?

Você não deve utilizar Macrodantina se apresentar anúria (ausência da formação de urina), oligúria (diminuição da frequência urinária) ou comprometimento renal importante, se estiver nas últimas semanas de gravidez (38-42 semanas), se já apresentou alergia à nitrofurantoína ou a qualquer componente da formulação ou se …

É normal ter infecção urinária na gravidez?

Na gravidez, esse é um acontecimento bastante comum: em média, ao menos uma vez a mulher terá o quadro durante a gestação. A facilidade em ter infecção urinária nesse período acontece por causa de mudanças no corpo da mulher na gestação.

Qual remédio para grávida com infecção urinária?

Que antibióticos são recomendados para tratamento da infecção urinária na gestação? Nos casos de bacteriúria assintomática a urocultura deve guiar a escolha do antibiótico. Em geral, utiliza-se Cefalosporina (Cefalexina), Penicilia (Amoxacilina, Amoxa Clavulanato) ou Nitrofurantoína.

Estou com infecção urinária e estou grávida?

Se você suspeita de infecção urinária na gravidez, procure seu médico. Evite se automedicar ou realizar tratamentos caseiros, isso pode complicar seu estado de saúde e dificultar o que poderia ser inicialmente um tratamento simples.

Estou grávida e acho que estou com infecção urinária?

Se você estiver com sintomas relacionados a infecção no trato urinário, como ardência e urgência para urinar ou até mesmo presença de sangue na urina, é recomendável a procura de um médico urologista para diagnóstico e posterior tratamento do quadro – estando grávida ou não.

Como tratar infecção urinária estando grávida?

Como é o tratamento da infecção urinária na gravidez? Normalmente, o tratamento da infecção urinária na gravidez é feito com antibióticos, durante 7 a 14 dias. Junto a isso, a ingestão de líquidos e água e o esvaziamento frequente da bexiga serão medidas muito importantes para a eficácia do tratamento.

Quantos dias tomar Macrodantina para infecção urinária?

A ingestão de Macrodantina® acompanhada de alimentação reduz a frequência de eventos adversos gastrintestinais. Tomar 1 cápsula dura de 100mg de 6 em 6 horas, durante 7 a 10 dias.

Quais são os efeitos colaterais do Macrodantina?

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, dor no estômago, perda do apetite e pneumonia.

O que acontece com o bebê quando a mãe está com infecção urinária?

A infecção urinária pode causar uma ruptura prematura da bolsa, colocando o bebê em risco, pois há perda de líquido amniótico e aceleração do trabalho de parto.

Como saber se a infecção urinária está grave na gravidez?

Portanto, é fundamental ficar atenta aos seguintes sinais:

  • dor ou sensação de queimação ao urinar;
  • sensação de não conseguir esvaziar a bexiga;
  • vontade frequente e repentina de urinar, apresentando baixa quantidade;
  • urina turva ou com sangue;
  • desconforto na região da bexiga;

Qual é o período de maior risco na gravidez?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Quais antibióticos grávida não pode tomar?

Antibióticos COM RISCO DE ABORTO espontâneo, pelo estudo:

  • Macrolídeos (exceto a eritromicina)
  • Quinolonas.
  • Tetraciclinas.
  • Sulfonamidas.
  • Metronidazol.

Como fica a urina tomando Macrodantina?

A nitrofurantoína é excretada por via renal, em forma ativa, sendo particularmente eficaz contra: Escherichia coli, Enterococcus faecalis e Staphylococcus aureus. A nitrofurantoína, sendo altamente solúvel na urina, confere-lhe uma coloração amarelada.

Quando não devo tomar Macrodantina?

Você não deve utilizar Macrodantina se apresentar anúria (ausência da formação de urina), oligúria (diminuição da frequência urinária) ou comprometimento renal importante, se estiver nas últimas semanas de gravidez (38-42 semanas), se já apresentou alergia à nitrofurantoína ou a qualquer componente da formulação ou se …

By admin