Quando vir à tona?

Expressão da Língua Portuguesa. Diz-se da informação que aparece de repente, "do nada". A qualquer momento a verdade poderá vir à tona.
Em cache

É Atona ou à tona?

Há dúvidas se a forma correta de se escrever a expressão é sem crase “a tona” ou “à tona” com crase. Na verdade, por se tratar de uma locução adverbial formada por uma palavra feminina, à tona leva crase. Por exemplo: As coisas vieram à tona de repente. O uso da crase, portanto, é obrigatório.
Em cache

Quando usar a crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Como se escreve às vezes?

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”.

O que significa vir à tona?

A expressão é sinônima de submergir, revelar, aparecer, elevar. Ex: Quando os investigadores começaram a questionar o suspeito, as provas vieram à tona. A expressão também pode significar algo que está sobre alguma superfície. Ex: As folhas estavam à tona da água.

O que quer dizer a palavra à tona?

Para uma situação visível ou pública (ex.: o seu lado conflituoso veio à tona).

O que é vir à tona?

A expressão é sinônima de submergir, revelar, aparecer, elevar. Ex: Quando os investigadores começaram a questionar o suspeito, as provas vieram à tona. A expressão também pode significar algo que está sobre alguma superfície. Ex: As folhas estavam à tona da água.

Qual é o sinônimo de vir à tona?

Aparecer ou surgir: 2 aparecer, surgir, manifestar-se, mostrar-se, revelar- se, vir, despontar, assomar, exteriorizar-se, expressar-se, patentear-se. Trazer à baila: 3 lembrar, relembrar, recordar, evocar, repescar, rememorar, memorar.

Quanto a ou a?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Como não errar no uso da crase?

Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

Como escrever às 12h?

O meio-dia é representado por 12h00, 12h ou 12:00, e a meia-noite, por 00h00, 00h ou 00:00. Ainda como se vê no exemplo acima, se se usa o formato que já traz o símbolo de hora (“h”), não se deve escrever a palavra “hora(s)”.

Como se escreve às 15h?

A companhia energética avisa que faltará energia entre as 12h e as 14h. A conferência está marcada para as 15h. Mediante tal ocorrência (uma vez que as preposições se encontram demarcadas), o emprego da crase é desnecessário.

Qual o sinônimo de vir à tona?

2 aparecer, surgir, manifestar-se, mostrar-se, revelar- se, vir, despontar, assomar, exteriorizar-se, expressar-se, patentear-se. Trazer à baila: 3 lembrar, relembrar, recordar, evocar, repescar, rememorar, memorar.

O que significa a palavra vira?

[Gramática] Virá é também palavra derivada no futuro do verbo vir, de ir de um lugar a outro, de chegar: será que ele virá amanhã?

O que significa a vir à tona?

A expressão é sinônima de submergir, revelar, aparecer, elevar. Ex: Quando os investigadores começaram a questionar o suspeito, as provas vieram à tona. A expressão também pode significar algo que está sobre alguma superfície.

Vai a praia ou vai a praia?

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.

Pode ser a tarde tem crase?

Quando empregar a tarde e à tarde? Sempre que quisermos indicar um momento do dia, devemos usar à tarde com crase, pois se trata de uma locução adverbial de tempo: O supermercado abrirá somente à tarde.

Quais os verbos que exigem crase?

A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

By admin