Por que Capitu não traiu?

Apesar da enorme desconfiança de Bentinho, pode-se dizer que Capitu não o traiu pelo fato de ter a esposa que tem a personalidade mais forte entre todas. Além disso, Capitu era extremamente apaixonada por Bentinho, o que confirma a quase certeza de que ela não o traiu, pois ela o considerava o amor de sua vida.

É verdade que Capitu traiu Bentinho?

Quanto Capitu finalmente engravida e gera o filho, Ezequiel (nome em homenagem ao amigo), Bentinho se sente traído, pois não consegue tirar da sua cabeça que ele é, na verdade, fruto da traição entre ela e seu amigo Escobar. Além disso, Bentinho descreve sobre a similaridade existente entre seu filho e seu amigo.
Em cache

Como provar que Capitu traiu?

Seguem outros argumentos para afirmar que Capitu traiu Bentinho:

  1. Enterro de Escobar. Durante o enterro do amigo, Bentinho repara na reação de Capitu. …
  2. Semelhança entre Ezequiel e Escobar. …
  3. Escobar na companhia de Capitu. …
  4. O afastamento de Dona Glória. …
  5. Argumento literário.

Em cache

Qual a defesa de Capitu?

A defesa de Capitu

Capitu, apesar de se mostrar muito esperta e astuta, jamais deu indícios reais de que estaria com Escobar. Os acontecimentos que pautaram as desconfianças de Bentinho são ambíguos e, por isso, não há como defender nem Capitu nem Bentinho.
Em cache

Quem era o amante de Capitu?

Sendo verdadeira a suposição, fica encerrada a questão do adultério. O amante de Capitu era o próprio Machado.

Como Capitu morre em Dom Casmurro?

No velório, o protagonista percebe, através do olhar de Capitu, que ela estava apaixonada pelo seu amigo. A partir daí, fica obcecado com a ideia, reparando em cada vez mais semelhanças entre Ezequiel e Escobar. Pensa em matar a mulher e o filho, mas decide cometer o suicídio quando é interrompido por Ezequiel.

Quem é o amante de Capitu?

História de Capitu e Bentinho A obra relata a história entre Bentinho e Capitu, e seu possível envolvimento amoroso com Escobar. Passando a ser encarado como amante de Capitu e pai ilegítimo da criança, ele se transforma no maior rival do protagonista.

Como foi a morte de Capitu?

No velório, o protagonista percebe, através do olhar de Capitu, que ela estava apaixonada pelo seu amigo. A partir daí, fica obcecado com a ideia, reparando em cada vez mais semelhanças entre Ezequiel e Escobar. Pensa em matar a mulher e o filho, mas decide cometer o suicídio quando é interrompido por Ezequiel.

Como Capitu era vista?

Durante muito tempo, Capitu foi vista pelos críticos como o motivo da ruína emocional do narrador. Acusada de trair o marido com o melhor amigo dele e, pior, de enganá-lo com um filho ilegítimo, foi encarada como o protótipo da mulher devassa, sem caráter e impostora.

Quem amava Capitu?

Ela amava Bentinho, era esperta e, com o temperamento forte que transparecia, não permaneceria ao lado de um homem se não houvesse amor. Capitu amou Bentinho e teve compaixão por "Dom Casmurro", mas ainda assim o amava e nutria alguma esperança de que ele voltasse a ser o que era.

Qual a moral da história de Dom Casmurro?

Sempre tendemos a idealizar o passado

É algo preciso de todos nós. Em algum momento, pelo menos uma vez na vida, tendemos a acreditar que antes era melhor por um motivo qualquer. A distância distorce os fatos e a memória – Bentinho que o diga.

Quem é filho de Capitu?

Depois de alguns anos, Capitu finalmente tem um filho, e o casal pode retribuir a homenagem que Escobar e Sancha lhe haviam prestado: o filho é batizado com o nome de Ezequiel.

O que aconteceu com Capitu?

Capitu morre no exterior e Ezequiel tenta reatar relações com ele, mas a semelhança extrema com Escobar faz com que Bento Santiago o rejeite novamente. O destino de Ezequiel é infeliz: ele morre de febre tifóide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém.

O que Bentinho achava de Capitu?

Bentinho, ressentido, a tem como uma oportunista. O pai de Capitu, o Pádua, era um empregado de repartição dependente do Ministério da Guerra, “não ganhava muito, mas a mulher gastava pouco, e a vida era barata”. O narrador enfatiza que Capitu desde garota tinha ideias atrevidas.

Quem traiu em Dom Casmurro?

Trata-se de uma suposta “senha” jurídica que Machado de Assis deixou em um capítulo de “Dom Casmurro”, trazendo a confirmação tácita de que, sim, Capitu traiu.

By admin