O que é democracia representativa Cite um exemplo?

Democracia representativa, entende-se neste caso por “representar” o ato de uma pessoa ser eleita, por votação, para "representar" um povo, uma população, determinado grupo, comunidade etc., normalmente esta pessoa representa um grupo (partido, cidade, bairro), também podemos eleger comissões e associações para nos …
Em cache

O que significa a democracia representativa ou indireta?

A democracia é representativa ou indireta quando o povo elege, através do voto direto, representantes que possam ocupar cargos públicos e que se reúnam em espaços de discussão, como o Parlamento, Câmaras, Congresso e etc, com o objetivo de debater questões de interesse da população em geral.
Em cacheSemelhantes

O que é democracia direta e democracia representativa?

Pode ser direta (em que os cidadãos decidem sobre questões relacionadas a criações de leis, orçamento, etc.); ou indireta / representativa (em que a população escolhe representantes para que tomem decisões em seu nome).

Qual a diferença de democracia representativa?

Na democracia direta, os próprios cidadãos eram responsáveis pelo destino da sua cidade; enquanto que na democracia indireta, elegem-se representantes para tal.

Qual é o tipo de democracia que temos no Brasil?

O Brasil vive sob um regime democrático representativo, mas a Constituição Federal de 1988 prevê tipos de participação que, se fossem exercidos em sua totalidade, aproximariam o nosso país de um regime democrático participativo.

Como funciona a democracia participativa?

A democracia participativa é aquela em que a participação social se efetiva por meio de diferentes mecanismos, para além do voto. governamentais.

Qual é o conceito de representatividade?

Qualidade reconhecida a uma pessoa, a um grupo, a uma entidade ou a um organismo, mandatado oficialmente por um grupo de pessoas para defender ou representar os seus interesses ou exprimir-se em seu nome. Origem etimológica:representativo + -idade.

Quais são os 4 tipos de democracia?

O que é democracia: quais os tipos e como é no Brasil?

  • Democracia racial.
  • Democracia direta.
  • Democracia indireta.
  • Democracia semidireta ou representativa.
  • Democracia liberal.
  • Social democracia.

Quais são os três tipos de democracia?

Não existindo apenas um tipo de regime político democrático, a democracia divide-se, basicamente, em: direta, participativa e representativa.

Qual é o tipo de democracia que existe no Brasil?

O Brasil vive sob um regime democrático representativo, mas a Constituição Federal de 1988 prevê tipos de participação que, se fossem exercidos em sua totalidade, aproximariam o nosso país de um regime democrático participativo.

O que é Participatividade?

1. Que participa activamente nalguma actividade ou tarefa. 2. Que fomenta ou propicia a participação.

Por que a representatividade é importante?

A representatividade nos ensina que grupos diversos não são piores ou melhores, apenas diversos”, diz Avelin, acrescentando que valorizar a subjetividade e a identidade de grupos e pessoas é fundamental para construir um lugar onde todas as formas de existir são bem recebidas.

Qual o princípio da representatividade?

A representatividade é a proporcionalidade entre votos e cadeiras recebidas pelos partidos, ou seja, é a forma de caracterizar a representação política. Tendo em vista a comprovada existência de sub e sobre-representatividade em alguns estados brasileiros, este tema tornou-se relevante nos meios políticos e acadêmicos.

Quais são as três principais características da democracia?

Características da democracia moderna

A garantia da liberdade individual; A liberdade de opinião e expressão; A liberdade de eleger seus representantes, independente do regime político (presidencialista, parlamentarista, etc.);

Qual o tipo de democracia que temos no Brasil?

O Brasil vive sob um regime democrático representativo, mas a Constituição Federal de 1988 prevê tipos de participação que, se fossem exercidos em sua totalidade, aproximariam o nosso país de um regime democrático participativo.

O que é o conceito de democracia?

Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

O que é a participação democrática?

Democracia participativa ou democracia deliberativa significa a possibilidade de intervenção direta dos cidadãos nos procedimentos de tomada de decisão e de controle do exercício do Poder.

O que é democracia semidireta ou participativa?

A Democracia semidireta, conforme Norberto Bobbio, é uma forma de democracia que possibilita um sistema mais bem-sucedido de democracia frente às democracias representativa e direta, ao permitir um equilíbrio operacional entre a representação política e a soberania popular direta.

By admin