Porque o nome da febre amarela?

A febre amarela é uma doença hemorrágica viral transmitida por mosquitos infectados. O termo “amarela” se refere à icterícia apresentada por alguns pacientes. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, icterícia, dores musculares, náusea, vômitos e fadiga.

Qual o outro nome da febre amarela?

Febre amarela
Sinónimos Peste amarela
Especialidade Infectologia
Sintomas Febre, calafrios, dores musculares, pele amarela
Complicações Insuficiência hepática, hemorragias

Qual a razão da classificação da febre amarela?

Os casos de Febre Amarela no Brasil são classificados como febre amarela silvestre ou febre amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.
Em cache

Qual o agente causador da febre amarela?

Febre amarela é uma doença infecciosa, de gravidade variável, causada por um arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos) do gênero Flavivirus febricis da família Flaviviridae, cujo reservatório natural são os primatas não humanos que habitam florestas e matas tropicais.
Em cache

O que significa a febre?

A febre pode ser definida como um aumento incomum da temperatura do corpo, ficando igual ou acima dos 37,5 ºC (aferidos com termômetro na axila). Essa elevação ocorre mediante uma alteração no hipotálamo, região do sistema nervoso que age como um termostato, regulando a temperatura do organismo.

Como foi criada a vacina da febre amarela?

A primeira vacina contra a Febre Amarela foi produzida pela Fundação Norte Americana Rockefeller em 1937 e foi testada em grande escala no Brasil em 1937 a 1940, tendo bons resultados, esta vacina foi produzida pelo médico Max Theiler colaborador da Fundação Rockefeller rendendo a Max o prêmio Nobel de Medicina em 1951 …

Quem é o agente causador da doença?

O agente etiológico é o agente causador da doença, aquele que desencadeia os sinais e sintomas de determinada enfermidade. O termo agente etiológico pode ser usado em substituição a patógeno. Vírus, bactérias, protozoários, fungos, platelmintos e nematelmintos são alguns exemplos de agentes etiológicos.

Qual foi a origem da vacina da febre amarela?

A primeira vacina contra a Febre Amarela foi produzida pela Fundação Norte Americana Rockefeller em 1937 e foi testada em grande escala no Brasil em 1937 a 1940, tendo bons resultados, esta vacina foi produzida pelo médico Max Theiler colaborador da Fundação Rockefeller rendendo a Max o prêmio Nobel de Medicina em 1951 …

Onde circula o vírus da febre amarela?

A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores.

Qual a vacina contra a febre amarela?

A vacina febre amarela (atenuada) é uma vacina de vírus vivo atenuado, obtida por atenuação da subcepa 17DD do vírus da febre amarela, cultivado em ovos de galinha embrionados livres de germes patogênicos.

Qual é a febre mais alta?

Leve – até 38,5°C. Moderado – 38,5°C a 39,4°C. Grave – 39,5°C pra cima.

O que dá origem a febre?

O mecanismo da febre

A febre ocorre devido a uma elevação do ponto de termorregulação (set point) da temperatura. A temperatura do nosso corpo é regulada pelo centro termorregulador, o qual está no hipotálamo.

Qual foi o cientista que descobriu a vacina da febre amarela?

Em 1936, o médico sul-africano Max Theiler (1899-1972) concluiu o desenvolvimento de uma vacina contra a febre amarela nos laboratórios da Divisão Internacional de Saúde (IHD) da Fundação Rockefeller, em Nova York, com uma versão atenuada do vírus já reconhecido como agente causador da doença.

Quanto tempo dura a vacina contra febre amarela?

Quem já tomou a vacina precisa se vacinar? Pessoas que tomaram 2 (duas) doses antes dos 5 anos de idade ou 1 (uma) dose depois dos 5 anos de idade não precisam se vacinar novamente, pois a imunização dura por toda a vida!

Quais são as doenças transmitidas pelo beijo?

Algumas doenças transmitidas pelo beijo da boca.

  • Mononucleose.
  • Gripe e resfriados.
  • Herpes labial.

Qual é o modo de transmissão?

Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Quem foi o inventor da vacina contra febre amarela?

O médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Filho de Bento Gonçalves Cruz e Amália Bulhões Cruz. Sua família se transferiu para o Rio de Janeiro em 1877 e, na capital, estudou no Colégio Laure, no Colégio São Pedro de Alcântara e no Externato Dom Pedro II.

Qual é o ciclo de vida da febre amarela?

Compreende dois ciclos: um intrínseco, que ocorre no homem, e outro extrínseco, que ocorre no vetor. A viremia humana dura, no máximo, sete dias, e vai de 24-48 horas antes do aparecimento dos sintomas até três a cinco dias após o início da doença, período em que o homem pode infectar os mosquitos transmissores.

By admin