Como se escreve autoestima ou Auto-estima?

Muitas pessoas têm dúvida sobre a grafia correta deste termo. A forma correta é autoestima, que substitui a palavra hifenizada “auto-estima” a partir do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em janeiro de 2009.

Quando usar hífen com Auto?

Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- …

Qual a diferença entre autoestima e estima?

Estimar alguém significa gostar da pessoa do jeito que ela é. Dessa forma, a autoestima é um conceito que consiste em aceitar-se e gostar de si mesmo. Esse processo envolve que a pessoa admita que tenha falhas (afinal de contas, qualquer ser humano tem), mas, mesmo diante disso, continue gostando de quem é.

Como se escreve a palavra auto imagem?

Isso significa que deveremos escrever autoimagem (sem hífen).

Qual palavra substitui autoestima?

Característica de alguém que se valoriza: 1 amor-próprio, brio, altivez, dignidade, entono, honra, honradez, orgulho, pundonor, ufania.

Como falar auto estima?

Vamos falar de autoestima?

  1. Cuide de você: trate-se com carinho e cuide do seu corpo, mente e alma. …
  2. Pensamento positivo: Tente lidar com situações estressantes de forma saudável. …
  3. Foco nas metas: Faça listas com seus sonhos e corra atrás deles. …
  4. Não se cobre tanto: Mas calma, tudo tem seu tempo.

Quais palavras perderam o hífen na nova ortografia?

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

Como saber se a palavra tem hífen ou não?

Quais as regras para aprender quando usar o hífen?

  1. Prefixo terminado com a mesma letra com que se inicia a segunda palavra. …
  2. Hiper-, inter-, super- + segunda palavra iniciada com “h” ou “r” …
  3. Segunda palavra começando com “h”

É correto falar alto estima baixa?

A forma correta é BAIXA AUTOESTIMA. Usamos essa expressão quando queremos nos referir à falta de amor-próprio. A confusão ocorre, porque “baixo” é antônimo de “alto”, que se pronuncia da mesma forma que o prefixo “auto”, que significa aquilo que é próprio ou que funciona por si mesmo.

Quais palavras foram mudadas na nova reforma ortográfica?

Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

Como se escreve a palavra auto reflexão?

A forma correta é autorreflexão. Nas palavras formadas por elementos de formação terminados em vogal ("auto-") em que o segundo elemento começa por r ou s ("reflexão") duplicam-se estas consoantes: – Os últimos acontecimentos exigem um momento de autorreflexão. – A empresa é pequena, no entanto, é autossuficiente.

É errado falar baixa autoestima?

A forma correta é BAIXA AUTOESTIMA. Usamos essa expressão quando queremos nos referir à falta de amor-próprio. A confusão ocorre, porque “baixo” é antônimo de “alto”, que se pronuncia da mesma forma que o prefixo “auto”, que significa aquilo que é próprio ou que funciona por si mesmo.

O que a psicologia fala sobre autoestima?

Segundo psicólogos, a autoestima é capaz de influenciar enormemente em muitas das nossas escolhas ao longo da vida. A autoestima, assim como a consciência do nosso próprio valor, se relaciona com a ideia que criamos de nós mesmos e com o quanto nos respeitamos enquanto indivíduos.

Qual o sinônimo de autoestima?

Característica de alguém que se valoriza: 1 amor-próprio, brio, altivez, dignidade, entono, honra, honradez, orgulho, pundonor, ufania.

Quais são os quatro pilares da autoestima?

São eles:

  • Auto aceitação. Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. …
  • Autoconfiança. Trata-se de uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. …
  • Competência social. É a experiência de ser capaz de fazer contatos. …
  • Rede social. Estar conectado a uma rede de relacionamentos positivos.

Quais palavras não tem mais hífen?

Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra. Incluem-se nesse caso os compostos de base oracional.

Porque passatempo não tem hífen?

Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol. Exemplos: Couve-flor, guarda-roupa, decreto-lei, guarda-chuva, guarda-civil, pé- de-meia.

Porque algumas palavras perderam o hífen?

Grafia após

Retirada do hífen em palavras compostas quando o primeiro elemento termina com vogal diferente da que começa o segundo elemento. Retirada do hífen em palavras compostas quando o primeiro elemento termina com vogal enquanto o segundo elemento inicia com consoante que não seja R ou S.

By admin