Como justificar o uso do hífen?

Casos em que usamos hífen

  1. 1 – O hífen é utilizado quando o prefixo de uma palavra termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal. …
  2. 2 – O hífen é utilizado quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa com a mesma consoante.

Em cache

Como é que se escreve batata doce?

batata-doce (nome feminino) –

Porque se usa hífen?

O hífen é um sinal gráfico que tem como (principal) função unir os elementos que formam uma palavra composta , além de ligar os pronomes átonos aos verbos .

Qual a regra básica que rege o uso do hífen?

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Porque pé de moleque não tem hífen?

Após o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, o hífen deixou de ser usado no nome deste famoso doce. Portanto, a forma correta é pé de moleque, sem hífen.

Quando não devo usar hífen?

Nãohífen quando o PREFIXO terminar com letra DIFERENTE da primeira letra da segunda palavra. Exemplos: autoajuda, autoestima, extraescolar, contraindicação, infraestrutura, superestrutura, coedição, semiárido, intramuros.

Como escreve batata-doce no plural?

batatas-doces | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual o nome verdadeiro da batata-doce?

A batata-doce (Ipomoea batatas) pertence à família Convolvulaceae, sendo o único membro hexaplóide (2n = 6x = 90), cuja ploidia reflete-se na grande variabilidade presente na espécie.

O que perdeu o hífen?

O hífen deixa de ser usado em todos os casos em que o prefixo terminar com vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica.

Porque arco-íris tem hífen?

A forma correta continua sendo arcoíris, com hífen e acento agudo na vogal "i". O hífen deve ser aplicado em substantivos compostos, cujos elementos conservam sua autonomia fonética e acentuação própria, mas perdem sua significação individual para construir uma unidade semântica, um conceito único.

Porque pão-duro tem hífen?

Palavras compostas sem elementos de ligação

Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva; arco-íris; boa-fé; segunda-feira; mesa-redonda; vaga-lume; joão-ninguém; porta-malas; porta-bandeira; pão-duro; bate-boca.

Porque Manda-chuva não tem hífen?

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

Como é o plural de arroz?

A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.

Como fica arroz doce no plural?

1. [ Culinária ] Prato doce de arroz cozido com leite, açúcar, casca de limão, canela e geralmente também com ovos. Plural: arrozes-doces. Plural: arrozes-doces.

Qual é o país de origem da batata-doce?

A batata-doce teve sua origem na América do Sul e América Central, há mais de 10.000 anos. Evidências sugerem que a introdução desta iguaria no continente europeu se deu através de Cristóvão Colombo. Já em 1600, os portugueses levaram o tubérculo para as Filipinas.

Por que o nome batata-doce?

"Batata-doce" é uma referência ao gosto doce de seu tubérculo comestível.

Por que couve-flor tem hífen?

A forma correta de escrita da palavra é couve-flor, com hífen. As palavras couve flor e couveflor estão erradas. Couve-flor é um substantivo composto por justaposição, não havendo alteração dos seus elementos formadores.

Porque João de Barro tem hífen?

Espécies vegetais e animais: use hífen nos compostos que designam espécies botânicas ou zoológicas, estejam ou não os termos ligados por preposição ou qualquer outro elemento: bem-te-vi, couve-flor, joão-de-barro.

By admin