Como é que se escreve couve-flor?

A forma correta de escrita da palavra é couve-flor, com hífen. As palavras couve flor e couveflor estão erradas. Couve-flor é um substantivo composto por justaposição, não havendo alteração dos seus elementos formadores.
Em cache

Qual a classe gramatical de couve-flor?

couve-flor: substantivo composto, formado pela junção de dois radicais (couve e flor).
Em cache

Quando se deve usar o hífen nas palavras compostas?

Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. Amor-perfeito, boa-fé, guarda-noturno, guarda-chuva, criado-mudo, decreto-lei.

Como escrever couve-flor no plural?

Esta palavra obedece à regra de formação do plural das palavras compostas: vão para o plural ambos os elementos de uma palavra composta por dois nomes (couve e flor). Assim, a forma correta é couves-flores.

Por que Beija-flor tem hífen?

Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.

Por que girassol não tem hífen?

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.

O que é substantivo composto com hífen?

Um substantivo composto geralmente leva hífen em palavras formadas por justaposição e sem elementos de ligação ou em nomes de animais ou de plantas. Um substantivo composto geralmente não leva hífen em palavras formadas por aglutinação.

Qual é o certo a couve ou o couve?

termo correto, lembre-se da couve-flor. feminino? O couve é mais bonito de se dizer. a couve mesmo.

O que justifica o uso de hífen?

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

Qual é o plural de repolho?

Repolhos é o plural de repolho.

Qual é o plural de Arco-íris?

nome masculino

[ Meteorologia ] Fenómeno atmosférico luminoso, em forma de arco, apresentando as sete cores do espectro solar, e determinado pela refracção e reflexão dos raios solares sobre as nuvens. Plural: arcos-íris. Plural: arcos-íris.

Porque pé de moleque não tem hífen?

3. Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra.

Por que manda chuva perdeu o hífen?

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.

Porque arco-íris tem hífen?

A forma correta continua sendo arcoíris, com hífen e acento agudo na vogal "i". O hífen deve ser aplicado em substantivos compostos, cujos elementos conservam sua autonomia fonética e acentuação própria, mas perdem sua significação individual para construir uma unidade semântica, um conceito único.

Quais são as palavras que perderam o hífen?

Porém, alguns compostos perderam a noção de composição e passaram a ser escritos aglutinadamente: girassol, madressilva, pontapé, paraquedas, paraquedista, mandachuva.

Qual é o certo a alface ou o alface?

A forma correta de escrita da palavra é a alface, porque a palavra alface é um substantivo feminino. Dizer o alface está errado.

Qual é o correto a tomate ou o tomate?

a tomate o alface está equivocado não está de acordo com a língua portuguesa sabe porque porque tomate é substantivo masculino e qual a forma correta de se falar o tomate está maduro alface é substantivo feminino portanto você vai empregar de que forma na.

Quais palavras perderam o hífen na nova ortografia?

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

By admin