Porque eu sou contra a maioridade penal?

Sou contra a redução da maioridade penal por um motivo simples: sou a favor da educação. Precisamos de mais jovens aprendendo a ser cidadãos, não bandidos. Reduzir não irá diminuir a criminalidade, mas aumentará nossa população carcerária que já é a 4ª maior no mundo.
Em cache

Porque devemos ser contra a redução da maioridade penal?

Porque reduzir a maioridade penal é tratar o efeito, não a causa. A constituição brasileira assegura nos artigos 5º e 6º direitos fundamentais como educação, saúde, moradia, etc. Com muitos desses direitos negados, a probabilidade do envolvimento com o crime aumenta, sobretudo entre os jovens.

Quais são os pontos negativos da maioridade penal?

Como efeitos negativos, foi apresentada a precocidade do mundo ilegal nos indivíduos, ou seja, a invasão da criminalidade no espaço da criança, a prisão de jovens marginalizados provocaria um aperfeiçoamento de atos ilícitos, já que as prisões são verdadeiras “escolas do crime”, além de tratar com injustiça àquelas …

O que é ser contra a redução da maioridade penal?

Por outro lado, quem é contra redução da maioridade penal, lembra sobre os problemas estruturais brasileiros como: Desigualdade: os problemas sociais do Brasil atingem principalmente os adolescentes negros e pobres o que agravaria o racismo e marginalização deste grupo social.
Em cache

O que falar sobre a maioridade penal?

A maioridade penal se refere à idade em que a pessoa passa a ter responder criminalmente como um adulto, ou seja, quando ele passa a responder ao Código Penal. Já a responsabilidade penal pode ser atribuída a jovens com idade inferior à da maioridade penal.

O que dizer sobre a maioridade penal?

A maioridade penal ou maioridade criminal define a partir de qual idade o indivíduo responde pela violação da lei penal na condição de adulto, sem qualquer garantia diferenciada reservada para indivíduos menores de idade.

É possível mudar a maioridade penal?

Pode ser alterada, conforme a vontade soberana da nação, expressada indiretamente pelos seus representantes, congressistas eleitos, via Proposta de Emenda Constitucional, como está ocorrendo no caso.

Quem pode reduzir a maioridade penal?

Pode ser alterada, conforme a vontade soberana da nação, expressada indiretamente pelos seus representantes, congressistas eleitos, via Proposta de Emenda Constitucional, como está ocorrendo no caso.

O que acontece se um menor de 18 anos cometer um crime?

De acordo com o Código Penal Brasileiro, jovens com menos de 18 anos são inimputáveis, ou seja, são incapazes de compreender a gravidade do delito. Dessa forma, eles são julgados de uma forma diferente aos adultos.

Quem tem menos de 18 anos deve responder pelos crimes que comete?

1) Os jovens menores de 18 anos são considerados “penalmente inimputáveis”, ou seja, não podem responder criminalmente por seus atos infracionais.

O que é preciso para reduzir a maioridade penal?

Portanto, para permitir a responsabilização criminal dos menores de dezoito anos, seria necessário uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional), processo de mudança da Constituição, a fim de alterar a idade prevista no citado art.

É possível a redução da maioridade penal no Brasil?

Desta maneira, segundo os autores acima citados, não há a possibilidade de se alterar o artigo 228 da Constituição Federal por se tratar de direito individual do adolescente e desta forma não é possível sua alteração.

O que diz a Constituição sobre maioridade penal?

MAIORIDADE PENAL

228 da Constituição Federal de 1988, que assim dispõe: "Art. 228. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeito às normas da legislação especial."

Qual a idade legal para namorar?

menores de 14 anos. agora 14 anos até 18 anos podem namorar. desde que os pais autorizem. ent o. com maiores de 14 anos os pais tem que autorizar.

Pode namorar com 7 anos?

Não existe regra ou uma idade mínima para o primeiro relacionamento amoroso. Uma menina de 16 anos pode não estar pronta, enquanto um garoto de 14 talvez esteja mais maduro, ou vice-versa. Não permita o namoro na pré-adolescência só porque outros pais deixam, ou proíba porque os demais o fazem.

É crime conversar com menor?

Segundo o artigo 241-D do Estatuto da Criança e do Adolescente, é crime aliciar ou assediar uma criança, por qualquer meio de comunicação, com o fim de com ela praticar ato libidinoso. A conduta pode levar a pena de um a três anos de prisão e multa.

Pode beijar na Escola lei?

"Os/as alunos/as das escolas públicas e particulares ficam proibidos/as de namorar com intimidades, beijos e abraços dentro das dependências escolares", diz o primeiro artigo do projeto de lei 67/2009.

Quantos anos pode beijar na boca?

Namorar e beijar na boca são permitidos para todas as idades. Embora o sexo no namoro seja relativamente comum e até ocorra na maioria dos casos, não se pode afirmar que ocorra de forma generalizada, pois há um percentual não desprezível de adolescentes que ainda são virgens e que namoram.

By admin