Porque a palavra remédio é acentuada?

Agradeço que me esclareçam esta dúvida. Remédio é, de facto, uma palavra esdrúxula (ou proparoxítona),1 pois a sílaba tónica recai na antepenúltima sílaba: re-mé-di-o (cf.

Que remédio é acentuado?

Remédio é, de facto, uma palavra esdrúxula (ou proparoxítona), pois a sílaba tónica recai na antepenúltima sílaba: re-mé-di-o (cf. Dicionário da Divisão Silábica, do Portal da Língua Portuguesa).

Qual é a nova regra de acentuação?

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.

Qual é a regra da palavra proparoxítona?

Proparoxítonas. As proparoxítonas são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. Todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.

Tem acento ou não?

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

O que é paroxítona remédio?

Paroxetina, ou cloridrato de paroxetina, é um remédio antidepressivo. Portanto, usa-se, em geral, para tratar a depressão ou ansiedade em adultos com mais de 18 anos de idade. A Paroxetina é o nome da substância principal usada no remédio. Contudo, também podemos encontrar o remédio por seus nomes comerciais.

Como se soletra remédio?

Dicionário de divisão silábica

Palavra Divisão silábica
remédio (nome masculino) re·mé·di·o
remédio-do-vaqueiro (nome masculino) re·mé·di·o-do-va·quei·ro

Quais foram as palavras que perderam o acento?

a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo… b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem…

Como saber se a palavra tem acento ou não?

Acentuação

  1. Monossílabas.
  2. Acentuam-se os vocábulos monossílabos tônicos terminados em a/as, e/es, o/os: dá, pás, mês, só, pós, fé, trás.
  3. Oxítonas.
  4. As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

Como saber se uma palavra é oxítona paroxítona ou proparoxítona?

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Como explicar acentuação?

A acentuação gráfica no português é determinada, de forma geral, pela tonicidade das sílabas. Isso significa que o acento é colocado na sílaba “mais forte” da palavra. Desta maneira, essa acentuação indicará a pronúncia e a sílaba tônica da palavra.

Porque voo não tem mais acento?

De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

Para que serve o remédio é oxítona?

Para que serve oxicodona? Assim como mencionamos acima, a oxicodona é utilizada, principalmente, para o alívio da dor, já que é um opioide poderoso. Contudo, seu uso recreativo vem crescendo muito nos últimos anos, tornando-se um problema geral, já que o abuso desse remédio leva a diversas consequências à saúde.

Quantas sílabas a palavra remédio?

Quantas sílabas tem remédio? 3 sílabas (no Brasil), ou 4 sílabas (no Portugal e restante CPLP). No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).

Porque a palavra silêncio é acentuada?

Assim, silêncio poderia ser considerada uma palavra paroxítona (grave), porque a sequência final, pós-tónica (-io) é praticamente um ditongo crescente e não pode ser dividido na translineação (não é conveniente deixar uma vogal isolada numa das linhas), mas é pronunciado com hiato, isto é, como duas sílabas.

Qual é a origem da palavra remédio?

Remédio vem do latim remedium, aquilo que cura. Remédio é um termo mais amplo que medicamento. Remédios são todos os recursos utilizados para curar ou aliviar a dor, o desconforto ou a enfermidade.

Qual é a única palavra que não está acentuada?

Somente (e não sómente)

A palavra somente é formada por derivação sufixal da palavra só com o sufixo -mente. Apesar da palavra só ser acentuada, a palavra somente não é acentuada porque deixa de ser a sílaba tônica.

Quais são as 5 regras de acentuação das palavras?

Novas regras de acentuação após o Acordo Ortográfico

  1. Ditongos abertos -oi e -ei em palavras paroxítonas. …
  2. Vogais -i e -u precedidas de ditongo em paroxítonas. …
  3. Vogal tônica fechada -o de -oo em paroxítonas. …
  4. Hiato de paroxítona cuja terminação é -em. …
  5. Paroxítonas homógrafas. …
  6. Palavras com trema.

By admin