Qual que é o acento do pêssego?

A palavra pêssego tem acento circunflexo.

Por que a palavra pêssego e escrita com se não com C?

O dígrafo acontece quando duas letras são utilizadas para apresentar um só fonema. Dessa forma, nas palavras carro, pêssego, chave, malho e canhoto, não existem encontro entre consoante, pois as letras rr, ss, ch, lh e nh representam apenas uma consoante.

Por que a palavra tem acento?

Além de assinalarem a sílaba tônica, os acentos gráficos servem para indicar o timbre da vogal tônica.

Qual é a sílaba tônica de pêssego?

Palavras proparoxítonas: têm a antepenúltima sílaba como tônica. Exemplos: pêssego, tarântula, resquício.
Em cache

Porque melancia tem acento?

Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento. O equívoco de como se escreve melancia é que outras palavras semelhantes levam acentuação, como “memória”, por exemplo. No entanto, essa é uma palavra paroxítona que termina em ditongo (me-mó-ria), logo, tem acento.

Porque bebê tem acento?

A palavra bebê, como explicado, é um substantivo que designa uma criança recém-nascida. A palavra bebe, sem o acento circunflexo, é uma das formas conjugadas do verbo beber: Ele bebe suco todos os dias. BEBÊ: É ACENTUADA PORQUE É UMA OXÍTONA TERMINADA EM "E".

Como justificar a acentuação de uma palavra?

São acentuadas as palavras oxítonas terminadas nas vogais tônicas fechadas grafadas -e ou -o, seguidas ou não de -s. As formas verbais oxítonas, quando conjugadas com os pronomes clíticos -lo(s) ou -la(s) terminadas com as vogais tônicas fechadas -e ou -o após a perda da consoantes final -r, -s ou -z, são acentuadas.

Tem acento ou não?

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Porque doce não tem acento?

PAROXÍTONAS: São acentuadas TODAS as paroxítonas que NÃO terminam em A(S), E(S), O(S), EM, ENS, ou seja, é o contrário das palavras oxítonas. Exemplos: Não são acentuadas palavras como mesa(s), doce(s), bolo(s), jovem, jovens, pois acentuamos as oxítonas terminadas nessas letras.

Porque jiboia não tem mais acento?

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

Qual é a regra da acentuação das palavras paroxítonas?

São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.

Por que as palavras paroxítonas são acentuadas?

Tais vocábulos são acentuados porque o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990) define que as palavras paroxítonas terminadas em “L”, “R”, e “X” são acentuadas. Como exemplo temos: amável, dócil, açúcar, éter, córtex, tórax. Em função disso, os paroxítonos terminados em – ENS não devem ser acentuadas.

Por que abacaxi tem acento?

Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc.

Porque abacaxi tem acento?

As palavras abacaxi e legal são oxítonas porque a sílaba tônica dessas palavras está localizada na última sílaba da palavra. Uma palavra tem de ter no mínimo duas sílabas para ser classificada como oxítona: café (ca-fé);

Por que família recebe acento?

Como citado, as paroxítonas terminadas em ditongo, isto é, o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba (como IA, no fim de “família”), são acentuadas. Por isso, “família” recebe acento, do mesmo modo que “história”, “série”, “glória”.

Qual é a sílaba tônica de Pera?

penúltima

Vale destacar ainda que o substantivo feminino pera é uma palavra paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima.

Quais as 3 Regras de acentuação?

Regras gerais de acentuação gráfica

  • Monossílabos tônicos: são palavras formadas por uma única sílaba. …
  • Oxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a última. …
  • Paroxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima. …
  • Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima.

Por que Luiz tem acento?

Se não se acentuasse, o conjunto funcionava como um ditongo, como em fluido. A norma indica que o grafema i pode também funcionar como vogal, sem precisar de acento, quando forma sílaba com a consoante seguinte (l, m, n, r, e z) ou antes de nh. É este o motivo por que, por exemplo, Luís tem acento e juiz não.

By admin