Tem vírgula antes de apesar de?

Reparou na vírgula? Se a oração concessiva (iniciada pelo apesar de) estiver na frente da outra (a principal), vem separada por vírgula. Caso contrário, não: Apesar de vir de ônibus, chegou cedo ao encontro. Chegou cedo ao encontro apesar de vir de ônibus.

Tem vírgula pois visto que?

Também devemos utilizar a vírgula antes das conjunções explicativas (que, porque, pois, visto que, etc.). Vejamos alguns exemplos: Não veremos a Juliana hoje, pois ela foi embora. A menina saiu mais cedo, porque tinha um compromisso.
Em cache

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Como usar Pois é?

Pois é indica concordância, sendo uma expressão de reforço. — Ele é péssimo aluno. — Pois é!
Em cache

Onde se deve colocar a vírgula?

Quando usar a vírgula

  1. 1- Separar elementos com a mesma função sintática. Substantivos do sujeito composto: …
  2. 2- Separar orações intercaladas. …
  3. 3- Separar orações adjetivas explicativas. …
  4. 4 – Separar expressões explicativas. …
  5. 5 – Separar conjunções. …
  6. 6 – Isolar o vocativo. …
  7. 7 – Isolar o aposto. …
  8. 8 – Isolar datas.

Como dominar o uso da vírgula?

8 dicas para usar vírgula e não errar mais

  1. 1 – Para criar pausas no texto. …
  2. 2 – Para separar duas frases. …
  3. 3 – Para destacar modo, lugar ou tempo. …
  4. 5 – Para explicar algo no meio de uma oração. …
  5. 6 – Para adicionar um vocativo. …
  6. 7 – Para evitar redundância na frase. …
  7. 8 – Para dar consequência à ação da frase.

O que fica entre vírgulas?

Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

Tem vírgula depois de portanto?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.

Qual é a regra para usar a vírgula?

A vírgula serve para separar, dentro da mesma oração, elementos que têm a mesma função sintática e que, regra geral, não sejam ligados pelas conjunções e, nem, ou.

Onde se usa a vírgula?

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usase vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

O que colocar no lugar de pois?

pois

  • portanto, logo, por conseguinte, em vista disso.
  • então; nesse caso.
  • porque, visto que, porquanto.

Como usar o pois conclusivo?

Esse POIS é equivalente a PORQUE. Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva. Esse POIS é equivalente a ENTÃO ou a PORTANTO. Ex.: João está chorando; está, POIS, triste.

Tem vírgula depois de enfim?

OUTRAS INDICAÇÕES ÚTEIS: Regra geral, separam-se por vírgulas: «aliás», «contudo», «enfim», «isto é», «pois», «por exemplo», «por favor», «porém», «talvez», «todavia».

Pode ter vírgula no final da linha?

Não há qualquer restrição ao uso de vírgula em final de linha, sendo que este sinal de pontuação, de uma maneira geral, tem como função marcar uma pausa discursiva.

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”

Tem vírgula depois de por isso?

3ª. – A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”

Onde vai a vírgula no MAS?

O posicionamento da vírgula em relação ao vocábulo “mas” está diretamente relacionado com a função que ele exerce na frase. A vírgula precede o "mas" quando ele indica oposição de ideias ou adição. No entanto, ela é utilizada depois do "mas" quando ele introduz orações intercaladas.

Pode usar a vírgula antes do e?

A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.

By admin