Quais são as características da pintura do fauvismo?

O fauvismo ou fovismo foi uma tendência artística associada à pintura. Iniciado em 1901, tinha como característica principal o uso de cores puras, sem misturas e intensas nas telas. A corrente tinha como objetivo apresentar temas leves, serenos e que mostrassem a beleza do cotidiano.
Em cache

Qual é a principal característica do fauvismo?

Fauvismo é um movimento artístico vanguardista francês que surgiu no começo do século XX, conhecido principalmente pelo uso das cores fortes e puras, além de obras que fugiam das regras da realidade.

Quais as principais características do fauvismo seus principais artistas e respectivas obras?

Características do fauvismo

  • Primitivismo. Seguindo o mesmo princípio que seus antecessores impressionistas e pós impressionistas, os artistas do fauvismo utilizavam massivamente as cores puras em suas obras. …
  • Pintura não tradicional. …
  • Simplificação das formas. …
  • Cores vibrantes. …
  • Henri Matisse (1869-1954)

Como eram as pinturas do fauvismo?

A temática da arte fauvista era baseada nas emoções, na “leveza e alegria da vida”. Esse estilo evitava os temas deprimentes, trágico e impactantes; só buscava retratar os instintos e sensações sem intenção crítica ou política.
Em cache

Qual a cor que predominava no fauvismo?

Os artistas deste movimento usavam com bastante frequência cores muito fortes e vibrantes, como o roxo, o verde, o amarelo, o azul e o vermelho. É notável o apreço pelas cores primárias em seu estado puro.

Qual a paleta de cor do fauvismo?

A paleta era estridente, com ênfase no amarelo, no azul, no vermelho e no verde. Muitas vezes a aplicação da tinta vinha direto das bisnagas. Na aplicação das cores, não havia adição de preto e branco. É por isso que dizemos que na arte fauvista as cores são puras.

Como identificar o fauvismo?

O Fauvismo (ou Fovismo) foi um movimento artístico de vanguarda europeu reconhecido como corrente artística no ano de 1905. O grupo, bastante heterogêneo, pregava o uso de cores fortes, formas simplificadas, e, de modo geral, em obras que celebravam a alegria.

O que o fauvismo expressa?

O fauvismo é uma corrente artística do início do século XX aliada à pintura, tendo como uma das características a máxima expressão pictórica, onde as cores são utilizadas com intensidade, além de outras, como a simplificação das formas, o estudo das cores.

O que o fauvismo valorizava?

Acima de tudo, o fauvismo valorizava a expressão individual. A experiência direta do artista com seus assuntos, sua resposta emocional à natureza e sua intuição eram todas mais importantes que a teoria acadêmica ou o assunto elevado. Todos os elementos da pintura foram empregados a serviço desse objetivo.

By admin