Quais são as características dos poríferos?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.
Em cache

Quais são as principais características dos poríferos e dos cnidários?

São animais que apresentam desenvolvimento embrionário apenas até a etapa de blástula. Ou seja, eles não formam nem tecidos embrionários, nem tecidos adultos, também não apresentando sistemas, e por conta disso são alocadas em um sub-reino Parazoa, dentro do Reino Animalia.
Em cache

Quais as características exclusivas das esponjas do mar?

1) Apresentam uma grande capacidade de regeneração (repor parte do corpo perdido). 2) Vivem fixos a um substrato. 3) A Esponja-do-mar é um dos seus representantes. 4) Apresentam uma célula responsável pela filtração e digestão do alimento, chamada coanócito.
Em cache

Quais são as principais características dos poríferos Brainly?

Os poríferos são animais sésseis, ou seja, ficam presos a rochas, conchas, etc. e não apresentam nenhum tipo de movimentação. Suas cores variam entre cinza, vermelho, laranja e violeta, e suas formas são bem variadas, podendo medir desde poucos centímetros até dois metros de altura.

O que é correto afirmar sobre os poríferos?

Alternativa correta: letra “c”

Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.

Qual é o tipo de respiração dos poríferos?

Respiração e Alimentação

Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

Quais são as características dos poríferos que fazem deles bioindicadores?

Além de contribuir para a cimentação de recifes, as esponjas são bioindicadores de poluição, já que são sésseis, filtradores e sensíveis a alterações de parâmetros ambientais. Portanto, a presença desses animais no ambiente indica a boa qualidade da água.

Quais são as 3 características marcantes dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Qual a principal característica das esponjas?

Os poríferos, também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato. O nome do grupo deve-se pela presença de poros pelo corpo. Os poríferos pertencem ao filo Porifera. Eles possuem as mais variadas formas, tamanhos e cores.

Qual é a classificação dos poríferos?

Classificação Morfológica

Os poríferos podem ser classificados quanto a morfologia (formato) que apresentam em: Asconóide: apresenta parede delgada e espongiocele ampla. É o tipo mais simples de espongiário. Possui apenas esqueleto de calcário.

Quais são as principais características necessárias para que os poríferos sejam classificados como animais?

Resposta verificada por especialistas

a) Animais são seres eucariontes, heterótroficos, multicelulares e desprovidos de parede celular. Os poríferos apresentam todas essas características, logo são classificados como animais.

Qual a definição de poríferos?

Os poríferos, também conhecidos como esponjas, são animais simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático e apresentam o corpo repleto de poros. Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático.

Qual a característica principal dos poríferos marque a alternativa correta?

Alternativa correta: letra “c”

Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.

Qual é o tipo de reprodução dos poríferos?

Reprodução dos poríferos

As esponjas podem reproduzir-se tanto de forma assexuada como de forma sexuada. No que diz respeito à reprodução sexuada, devemos destacar que a maioria das esponjas é hermafrodita, ou seja, um mesmo indivíduo é responsável pela produção de gametas masculinos e femininos.

Qual é a forma de reprodução dos poríferos?

As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.

Que características fazem com que as esponjas do mar sejam confundidas com plantas?

Não possuem sistema nervoso, músculos e nem órgãos internos. Por apresentarem características tão diferentes de outros animais e por não reagirem a estímulos externos é que os poríferos, ou esponjas, foram classificados primeiramente como sendo plantas, devido ao seu comportamento séssil, isto é, de pouco movimento.

Que características tornam os cnidários mais complexos que os poríferos?

Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos. A característica mais marcante dos cnidários é a presença de estruturas chamadas de cnidócitos, que proporcionam defesa ao animal.

Qual a característica de cnidários?

Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito. Essas células lançam o nematocisto, uma espécie de cápsula que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante. O nematocisto é responsável por injetar substâncias tóxicas que auxiliam na captura de presa e na defesa.

By admin