Qual é o sujeito de Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante?

O melhor exemplo que conheço é o da primeira frase do Hino Nacional: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante. Vamos achar o sujeito: Quem ouviu? Resposta: As margens plácidas; como o verbo tem que concordar com o sujeito, só pode ser ouviram.
Em cache

Quem ouviu o brado retumbante de um povo heroico?

Posto na ordem direta, a resposta brilha como o sol de Brasília: As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico. Quem ouviu? As margens plácidas do Ipiranga (sujeito).

Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo?

Essa parte do Hino se refere Independencia Brasileira, declarando que o Brasil nao era mais de Portugal. o grito "Independencia ou Morte!" de D. Pedro foi dado nas margens do Ipiranga.

De quem é a música do Hino Nacional?

Francisco Manuel da Silva

A música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro I.

O que significa a frase Ouviram do Ipiranga?

' Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado 'Independência ou morte' nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Quem é o sujeito da frase Ouviram do Ipiranga?

O sujeito da afirmação “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”. O sujeito é o termo “as margens plácidas do Ipiranga”, pois foram elas que “ouviram um brado retumbante de um povo heróico”.

O que significa Ouviram do Ipiranga?

' Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado 'Independência ou morte' nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Porque tiraram a primeira parte do Hino Nacional Brasileiro?

Não existe nenhuma teoria da conspiração para justificar o desaparecimento da letra da primeira estrofe do hino nacional, mas acredita-se que ela foi retirada durante os anos 1930. São justamente desta época, os últimos relatos de brasileiros que aprenderam e cantaram o hino com o trecho.

Qual é o significado da palavra plácidas do Hino Nacional?

O que quer dizer Plácidas no Hino Nacional Brasileiro:

É sinônimo de calmas, serenas ou tranquilas. O termo é originário do latim “placidus” (plácido) cujo significado é “agradável”, “suave”.

Qual é o significado da palavra margens plácidas?

adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga. Que denota ou expressa paz; pacífico: relações plácidas.Com doçura, suavidade, gentileza; suave.

O que que significa Ouviram do Ipiranga?

' Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado 'Independência ou morte' nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Quais são os sujeitos ocultos?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem.

Quem ouviu do Ipiranga?

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Pergunto: Quem ouviu, quem falou, o que foi que ouviu, o que foi que falou e onde estava quem ouviu e quem falou ?

O que quer dizer a palavra plácidas?

Plácidas é um adjetivo que denota serenidade, sossego, paz. É sinônimo de calmas, serenas ou tranquilas. O termo é originário do latim “placidus” (plácido) cujo significado é “agradável”, “suave”. Um exemplo frequente de uso do termo é “águas plácidas”.

Por que não se deve aplaudir o Hino Nacional?

A verdade é que não existe nenhuma norma ou regra que proíba o aplauso depois que o hino for tocado. Tudo o … Qualquer outra forma de saudação durante a execução – como acompanhar com palmas ou assovios – é proibida. Não há nada na lei, no entanto, que impeça as pessoas de aplaudir depois que o hino termina.

Por que não aplaudir o Hino Nacional?

Sendo o Hino solenemente cantado por todos os presentes dispensa-se o aplauso, pois afinal já se fez a apologia ao ato. Sendo interpretado por algum artista, se autorizado, aplaude-se o artista pela interpretação e não o Hino.

O que é margens plácidas?

adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga.

O que quer dizer a palavra Ipiranga?

"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani – tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui – e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro.

By admin