Quem ouviu o grito retumbante de um povo heroico?

De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante. A primeira parte do nosso hino explica que, no dia 7 de setembro de 1822, as calmas margens do rio Ipiranga, em São Paulo, ouviram o grito da Independência, proclamado por Dom Pedro I.
Em cache

O que significa um povo heroico o brado retumbante?

Brado é grito. Retumbante é estrondoso, barulhento, para fazer um contraste com a placidez das margens. Poderíamos parafrasear (escrever de outra forma) este verso assim: As margens calmas do rio Ipiranga ouviram o grito estrondoso de um herói (Dom Pedro I), que representava todo o povo brasileiro.

Quem é o sujeito de Ouviram do Ipiranga as margens Placidas?

Não há porque não há, porque o texto oficial é "as margens", sem acento. O sujeito da primeira oração da letra do hino é "as margens plácidas do Ipiranga".

Qual é o significado da palavra retumbante?

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco.

Qual é então o sujeito de Ouviram?

Se o verbo "ouviram " está no plural, o sujeito é uma palavra plural. Na ordem direta seria: as margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.

Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo?

Essa parte do Hino se refere Independencia Brasileira, declarando que o Brasil nao era mais de Portugal. o grito "Independencia ou Morte!" de D. Pedro foi dado nas margens do Ipiranga.

Qual é o sinônimo de retumbante?

1 sinônimo da palavra retumbante: Principais sinônimos de retumbante: 1 ressonante.

Porque as margens do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico?

Essa parte do Hino se refere Independencia Brasileira, declarando que o Brasil nao era mais de Portugal. o grito "Independencia ou Morte!" de D. Pedro foi dado nas margens do Ipiranga.

Qual é o significado da palavra heróico?

Significado de Heroico

adjetivo Próprio de herói; que denota heroísmo: povo heroico. Digno de um herói: ato heroico. Valente; que enfrenta o perigo com bravura: policial heroico.

Qual o sujeito e o predicado da frase Os formados organizaram a homenagem?

Quem organizou a homenagem? Os estudantes, logo esse é o sujeito da oração. O que foi feito? Organizaram a homenagem, logo esse é o predicado da oração.

Qual é o significado da palavra plácidas do hino nacional?

O que quer dizer Plácidas no Hino Nacional Brasileiro:

É sinônimo de calmas, serenas ou tranquilas. O termo é originário do latim “placidus” (plácido) cujo significado é “agradável”, “suave”.

Qual é o sujeito de Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante?

O melhor exemplo que conheço é o da primeira frase do Hino Nacional: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante. Vamos achar o sujeito: Quem ouviu? Resposta: As margens plácidas; como o verbo tem que concordar com o sujeito, só pode ser ouviram.

Qual é o significado da palavra margens plácidas?

adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga. Que denota ou expressa paz; pacífico: relações plácidas.Com doçura, suavidade, gentileza; suave.

Qual o sinônimo da palavra brado?

2 queixa, reclamação, protesto. 3 fama, renome, reputação. 4 berro, clamor, grito, voz.

Qual é o significado da palavra idolatrada do hino nacional?

Significado de Idolatrada

substantivo feminino Amada; que é exageradamente amada ou adorada: pátria idolatrada.

O que significa o lábaro que ostentas estrelado?

Brasil, [que] o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno. (Lábaro – estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas) (Ostentar – mostrar com orgulho.)

Quais são as características de um herói?

Herói é uma denominação para o personagem principal em uma obra literária. Mas também é um termo utilizado para se referir a qualquer personagem que realizou atos de bravura e nobreza. Em alguns casos, suas habilidades transcendem as de pessoas normais em força, agilidade e coragem.

O que quer dizer o nome Fire?

fogo m (plural: fogos m)

By admin