Quando uma pessoa não pode ser fiador?

Quem não possui imóvel em seu nome, quem estiver com restrição no nome, quem não possuir comprovação de renda, pessoas com esse perfil não podem ser fiador em uma locação.

Quais os requisitos de um fiador?

Afinal, quem pode ser fiador?

  • ter mais de 21 anos,
  • possuir um imóvel quitado e livre de ônus, comprovando essa situação,
  • não possuir pendências financeiras junto ao SERASA ou SPC,
  • se casado, deverá apresentar a certidão de casamento,
  • possuir renda três vezes maior do que o valor do aluguel.

Tem como eu ser meu próprio fiador?

Resposta: Veja as seguintes matérias: O LOCATÁRIO PESSOA FÍSICA OU O PROPRIETÁRIO DE FIRMA INDIVIDUAL NÃO PODE SER FIADOR DE SI MESMO MAS PODERÁ SÊ-LO QUANDO HOUVER MAIS DE UM LOCATÁRIO (FIANÇA RECÍPROCA) OU SE FOR SÓCIO DE PESSOA JURÍDICA LOCATÁRIA.

Quem pode ser fiador de financiamento?

Quem pode ser fiador? Para ser fiador, é preciso atender às demandas do programa de financiamento que está em jogo. Na maioria dos casos, exige-se que o fiador seja maior de idade e tenha uma relação próxima com quem está solicitando o crédito para o financiamento em questão.
Em cache

O que é melhor fiador ou caução?

Para o proprietário, o seguro fiança é a melhor opção porque ela oferece mais benefícios e garantias do que o caução. Por exemplo, se o inquilino ficar inadimplente, o proprietário só possui a garantia de três meses de caução.

Sou fiador posso tirar meu nome?

Independentemente dos motivos da desistência, dá sim para deixar de ser fiador, ainda que o contrato não tenha encerrado. O advogado Ricardo Pereira Giacon, do escritório MPMAE Advogados, explica que basta o fiador comunicar ao locador que deixará de ser corresponsável pelo pagamento do aluguel.

Quem não pode ser fiador de aluguel?

Quem não possui imóvel em seu nome, quem estiver com restrição no nome, quem não possuir comprovação de renda, pessoas com esse perfil não podem ser fiador em uma locação.

Tem que ter o nome limpo para ser fiador?

Uma das dúvidas frequentes em relação ao programa é se o fiador pode ter nome sujo. Por ter passado por algumas mudanças ao longo dos anos, agora não é mais necessário comprovar a idoneidade cadastral (ou seja, provar que tem nome limpo) para se inscrever, o que era obrigatória até 2012.

Sou autônomo posso ser fiador?

Você pode ser autônomo, aposentado, viver de renda, isso não importa. Há casos em que nem precisa ter bens que no futuro possam sofrer penhora.

Quantos fiadores precisa para aluguel?

Em geral, um contrato de locação exige pelo menos 2 ou 3 fiadores. Esses fiadores devem ser apresentados pelo locatário para a imobiliária responsável pelo imóvel, que, então, fará todo o processo burocrático de análise de documentos e comprovação de renda do fiador.

O que compromete um fiador?

O fiador de imóvel é responsável por assumir as obrigações financeiras – como taxas, multas e correção – de outra pessoa. Assim como o comprador, o fiador passa por uma análise cadastral rígida. Em um contrato de financiamento de imóveis, por exemplo, ele figura junto com o comprador e o avalista.

O que pode substituir no lugar do fiador?

Caução. A primeira opção de aluguel sem fiador é a caução. Após assinar o contrato, o novo inquilino deve depositar uma quantia (estabelecida anteriormente) em uma conta conjunta.

O que impede de ser fiador de aluguel?

Um dos pré-requisitos para se tornar um fiador é ter um imóvel quitado em seu nome e, portanto, quem tem imóvel financiado não pode se tornar um. Isso ocorre, porque quando o fiador também deixa de pagar a dívida do locatário, o imóvel poderá ser penhorado para a quitação do débito.

Precisa ter imóvel no nome para ser fiador?

Para garantir a segurança do acordo, é exigida uma série de requisitos do abonador, a começar pela necessidade de ter um imóvel em seu nome. Essa exigência é para que, caso seja necessário acionar o fiador para arcar com as despesas do inquilino, ele tenha pelo menos um bem para penhorar.

O que acontece quando o fiador não tem bens?

Quando alguém houver de oferecer fiador, o credor não pode ser obrigado a aceitá-lo se não for pessoa idônea, domiciliada no município onde tenha de prestar a fiança, e não possua bens suficientes para cumprir a obrigação. Se o fiador se tornar insolvente ou incapaz, poderá o credor exigir que seja substituído.

Precisa ter o nome limpo para ser fiador?

Não, o fiador deve ter nome limpo, imóvel em seu nome quitado e comprovar renda de 3 vezes o valor da locação, salvo apenas se o proprietário do imóvel autorizar que o fiador tenha restrição e assinar um documento de ciência.

Quem tem o nome sujo pode ser fiador de aluguel?

Por ter passado por algumas mudanças ao longo dos anos, agora não é mais necessário comprovar a idoneidade cadastral (ou seja, provar que tem nome limpo) para se inscrever, o que era obrigatória até 2012.

Quem tem fiador precisa comprovar renda?

Sim, o fiador precisa comprovar renda mensal equivalente a três ou quatro vezes o valor do aluguel mais encargos da locação; embora hajam proprietários e imobiliárias que dispensem tal exigência.

By admin