Quem toca o atabaque?

O cargo de Ogã, aquele que toca o atabaque — instrumento tradicional afro-brasileiro das giras de umbanda — , é notadamente masculino devido à energia envolvida para o toque e ao formato fálico do instrumento, segundo a musicista Christiane Nascimento, de 35 anos.

Quem pode tocar atabaque no candomblé?

Os atabaques do candomblépodem ser tocados pelo Alabê (nação Queto), Xicarangoma (nações Angola e Congo) e Runtó (nação Jeje) que é o responsável pelo rum (o atabaque maior), e pelos ogãs nos atabaques menores sob o seu comando, é o Alabê que começa o toque e é através do seu desempenho no rum que o Orixá vai …

Quem pode ser Ogã?

Nos terreiros de candomblé, o ogan é o homem responsável por tocar o atabaque, assim como deve puxar as cantigas sagradas que orientam o trabalho. Nessas tradições, o cargo de ogan é exclusivamente masculino e costuma ser descoberto através do jogo de búzios.
Em cache

Quem fica no atabaque na Umbanda?

Cada atabaque é consagrado a um Orixá. Em cerimônia específica. Inicialmente, quando a Umbanda foi anunciada como religião, pelo Caboclo Sete Encruzilhadas, os atabaques não eram utilizados nas giras de atendimento. Alguns cânticos tinham o ritmo marcado por palmas ou o bater dos pés no chão.

Como cumprimentar um Ogan?

axé, tocamos três vezes com as costas das mãos na. beirada de cada um dos atabaques pedindo saúde, paz. e prosperidade, para em seguida tocarmos nossa testa. também três vezes com a ponta dos dedos das duas.

O que o Ogan precisa saber?

O Ogá se dedica em diversos âmbitos do Candomblé, como aprender os toques e ritmos, as cantigas, os animais, as folhas, adúràs e sàsányìn, copar, etc. Ogán com o tempo pode se tornar um conhecedor de folhas (Èwé), que aprenderam desde como colher e cantar as folhas específicas de cada Òrìsàs.

Qual orixá mora no atabaque?

Alabê ou Ogã: iniciados no Candomblé, Batuque de Nação e Umbanda, preparados para tocar os tambores e atabaques. Babalorixás e Yalorixás: são pessoas que ao realizarem os ritos, obrigações e sacrifícios durante sua caminhada religiosa e espiritual são im-poderadas por outros Pai e Mãe de Santo como Sacerdote.

Quanto tempo um Ogan fica recolhido?

Ser Iyawo, além de outros preceitos, é permanecer recolhido por um período de 21 dias, passando por doutrinas e fundamentos, para conceber a força do Orixá.

Quais são os cargos de Ogan?

Cambondo Quiçabá – Ogã responsável pelas folhas. Tatá Quivonda – Ogã responsável pelos sacrifícios animais (mesmo que axogum). Tatá Pocó – Ogã responsável pelos sacrifícios animais mas que foi iniciado para incoce (Ogum para o povo nagô). Tatá Muloji – Ogã preparador dos encantamentos com as folhas sagradas e cabaças.

Como saudar os atabaques?

Já nos atabaques, além de saudar o chão pedindo seu. axé, tocamos três vezes com as costas das mãos na. beirada de cada um dos atabaques pedindo saúde, paz. e prosperidade, para em seguida tocarmos nossa testa.

O que significa tocar atabaque?

Gente, o atabaque é um instrumento de percussão incrível pra dar um toque especial em vários tipos de música, tá? Ele é usado em rituais, danças e festas religiosas, principalmente nas crenças de origem afro-brasileira. Mas também faz sucesso em ritmos populares, como samba e axé.

Qual a diferença de ogã e Ogan?

Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

Qual a diferença de Ogã e Ogan?

Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

O que é um filho de Ogan?

Aqui no Brasil, a palavra foi modificada para Ogan, mas com o mesmo significado de uma pessoa que se destaca como senhor, ou mestre. E foi sempre com muita maestria, que o baiano Luiz Ângelo pautou sua vocação religiosa na vida do seu saudoso pai carnal, que era candomblecista.

O que acontece se o atabaque cair no chão?

No caso em que um desses atabaques seja derrubado ou venha a cair no chão durante uma cerimônia, esta é interrompida por alguns instantes, em sinal de contrição.

Quanto custa um curso de atabaque?

Apresentação. Duração : 6 meses – Preço : R$189.00 – Local : Boa Vista (09572-300)Nele, você aprenderá de forma simples e fácil a tocar marcação, nagô, ijexá, samba, congo, barra vento, todos os repiques, e poderá colocar em prática no seu terreiro.

Qual o nome dos três atabaques?

Os Atabaques (Hun; Hunpí e Lẹ )

Mas, no Brasil, a maioria dos terreiros de candomblé adotou nomes específicos dos atabaques que provêm do Fon (Fòngbè), língua dos Jeje e do Ewe, que são Hun (o atabaque maior), Hunpí (o atabaque médio) e Lé (o atabaque pequeno).

Quanto tempo para aprender a tocar atabaque?

6 meses

Duração : 6 meses – Preço : R$189.00 – Local : Boa Vista (09572-300)Nele, você aprenderá de forma simples e fácil a tocar marcação, nagô, ijexá, samba, congo, barra vento, todos os repiques, e poderá colocar em prática no seu terreiro.

By admin