Quem é Obá na Umbanda?

As narrativas iorubanas contam que Obá é uma orixá muito poderosa, sendo mais forte que a maioria dos deuses masculinos. Ela desafiou e venceu batalhas contra Xangô, derrotou Oxalá e Orumilá, colocou Exú para correr. Do mesmo modo, ganhou de Obaluaé e Oxóssi. Até que chegou a vez de Ogum, o orixá da guerra.
Em cache

Qual Santo representa Obá?

Filha de Oxalá e Iemanjá, Obá é considerada a senhora das águas doces revoltas. Além disso, é reconhecida por atuar na busca pelo equilíbrio e defendendo a justiça. No sincretismo religioso, a Orixá é relacionada com a Santa católica Joana D'Arc.
Em cache

Como Obá se manifesta?

Obá é um ORIXÁ que raramente se manifesta e há pouco estudo sobre ela. Obá é a mulher consciente do seu poder, que luta e reivindica os seus direitos, que enfrenta qualquer homem – menos aquele que tomar o seu coração. Ela abraça qualquer causa, mas rende-se a uma paixão.

O que é ser filho de Obá?

Características dos filhos de Obá

Os filhos de Obá não tem muito jeito para se comunicar com as pessoas, chegam a ser duros e inflexíveis. Têm dificuldade em ser gentis e estabelecer um canal de comunicação afectiva com os outros; às vezes são brutos e rudes afastando as pessoas.

Qual a função de Obá?

Obá representa as águas revoltas dos rios. As pororocas, as águas fortes, o lugar das quedas são considerados domínios de Obá. Ela também controla o barro, água parada, lama, lodo e as enchentes. Trabalha junto com Nanã.

Qual a diferença entre Obá e Iansã?

Oiá/Iansã é a primeira orixá de temperamento mais agressivo, sendo que a segunda é Obá e a terceira é Oxum. O nome Iansã trata-se de um título que Oiá recebeu de Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer.

Quem é Obá na espiritualidade?

Obá é a yabá (orixá feminina) africana que representa as águas revoltas dos rios, as pororocas, as águas fortes e as quedas. Ela também é a senhora dos redemoinhos, representando uma forma do poder dos ventos. Obá está sempre acompanhada de Nanã e, juntas, têm o controle sobre as enchentes e o barro.

Como saudar Obá na Umbanda?

Em toda a África Obá era cultuada como a grande deusa protetora do poder feminino, sendo por isso também saudada como “Iyá Agbá”, e ainda mantendo estreita ligação com as Iya Mi Oxorongá (as Mães Feiticeiras).

Qual é a cor da guia de Obá?

Selecione a opção de Cor: Magenta.

Quem é mãe Obá na Umbanda?

Iemanjá

Orixá Obá é filha de Iemanjá: a rainha do mar e Orixá Oxalá: o criador. Obá era uma mulher cheia de vigor e coragem, ela não temia ninguém no mundo. Seu maior prazer era lutar. Por sua força física, Obá tornou-se uma guerreira.

Onde Obá atua?

Obá representa as águas revoltas dos rios. As pororocas, as águas fortes, o lugar das quedas são considerados domínios de Obá. Ela também controla o barro, água parada, lama, lodo e as enchentes. Trabalha junto com Nanã.

Como reconhecer uma filha de Obá?

Características das filhas e filhos de Obá

Mas eles ou elas são extremamente fiéis aos poucos amigos que possuem e em seus relacionamentos. Falando nisso, no amor são possessivos e costumam também ser submissos, característica herdada da Mãe. As filhas de Obá são mulheres de muita garra em áreas profissionais.

By admin